Você é daqueles que sabem de cor e salteado o que acontece no Chaves? Então, saiba que isso pode ser seu primeiro passo para transformar suas ações de Marketing e Vendas!

Se você chegou até aqui, eu tenho certeza de duas coisas: a primeira é que você quer ligar mais o Marketing e Vendas; a outra é que, alguma vez na vida, você já se pegou vendo um episódio do Chaves.

Por isso, hoje, resolvi trazer 3 lições que os personagens da Vila do Chaves podem ensinar sobre como conquistar (OU NÃO) seu cliente de forma prática. Pois é, pois é, pois é.

E então: o que a turma de lá nos ensina sobre Marketing e Vendas?

#1. Não seja como a Dona Florinda (e nem o Professor Girafales)

No marketing digital está cheio de gente convidando você para entrar e tomar uma xícara de café. Mas convidar para namorar é outra coisa. Pedir a mão em casamento, então…

Para esse não ser também o seu caso, meu conselho é claro: fuja do exemplo da mãe do Kiko.

O cafezinho (ou outra bebida…) pode ser legal para um primeiro encontro, quando o cliente conhece sua marca, mas à medida que a coisa fique mais séria é preciso entregar mais e provar seu valor e conteúdo. Por isso, invista em um relacionamento mais sério e eficiente.

#2. Você não pode ser a Bruxa do 71 para seu cliente

Pior do que chamar para um cafezinho e não desempatar a coisa é investir no partido errado. Ou melhor: não dá para apostar suas fichas no consumidor que não quer o seu produto.

Isso porque, independente do que você faça, sua empresa tem um público que quer consumir seu produto. Mas é somente com uma comunicação integrada que seu negócio vai finalmente poder identificar quem é este consumidor e como é o melhor caminho para estimular sua conquista.

Afinal de contas, seu cliente pode ser quem deve 14 meses de aluguel ou o dono da vila toda: o que vai fazer a venda dar certo é mandar a cantada certa para a pessoa certa.

#3. Coloque uma pitada do estilo Seu Madruga em seu plano

Quer dizer, então, que a “sedução” da Dona Florinda e a “paixão” da Bruxa do 71 são ruins para sua companhia? Nada disso. Elas também são indispensáveis para seu sucesso. A dica aqui, no caso, é para você não parar nesses adjetivos.

Lembre-se, por exemplo, de juntar a criatividade e resiliência do Seu Madruga à receita (melhor ainda se colocar também a honestidade do Senhor Barriga). Isso porque sua estratégia de marketing precisa de paixão, claro, mas também de ideias e persistência!

O conteúdo é uma das formas como você conquista seu cliente mostrando seu valor. Assim como o papo do crush é um diferencial para a paquera, o que você tem a dizer e mostrar, acredite, fará a toda a diferença para atrair seu público com mais segurança e retorno.

E é um bom plano de comunicação que pode transformar seu Marketing em Vendas, (I❤cliente) em um casamento verdadeiramente rentável e feliz!

E, então? Quer entrar e tomar uma xícara de café? Não vai ser incômodo algum! Aí, a gente já aproveita e bate um papo sobre o que você precisa para ser mais efetivo em suas ações de comunicação. Que tal? Agende já!


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Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

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